sexta-feira, 29 de abril de 2011

26/4 Dia do combate a hipertensão

Pessoal, sabemos que nesta terça foi o dia do combate a hipertenção.
Vamos falar sobre como se tratar.

_________________________________________________________________

São Paulo, 26 de abril de 2011.

São 17 milhões de hipertensos no Brasil. Dados do Ministério da Saúde revelam uma realidade que tem crescido diariamente e o dia 26 de abril é uma oportunidade para alertar a população sobre os maus hábitos, diretamente ligados ao desenvolvimento da doença como tabagismo, excesso de sal e gordura.

Desde que a RDC 44/09 regulamentou a prestação de serviços como a aferição de pressão arterial em farmácias e drogarias, o CRF-SP tem se preocupado em preparar o farmacêutico para que exerça a atividade com excelência. Para isso, oferece gratuitamente na capital e interior um curso essencial de oito horas teórico e prático sobre o manejo do tratamento do paciente com hipertensão arterial em que são abordados os métodos corretos de aferição, os mecanismos de ação dos principais medicamentos para a doença, formas de prevenção, efeitos colaterais e interações com outros medicamentos.

Outra forma de dar instrumentos para que o farmacêutico atenda o paciente com qualidade foi a série de DVDs Educação Farmacêutica em vídeo, cujo volume três dedicou-se exclusivamente à hipertensão arterial. São cerca de 30 minutos de orientações voltadas ao farmacêutico.

Segundo o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), a pressão alta é a origem de 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC ou derrame) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Neste contexto, o farmacêutico é fundamental para auxiliar na prevenção da doença, efetuar o acompanhamento do paciente com hipertensão arterial, contribuindo com sua qualidade de vida.

Quem tem mais risco de ter hipertensão:

• Quem consome mais bebida alcoólica
• Quem tem hipertenso na família
• Quem está com excesso de peso
• Quem usa muito sal na alimentação
• Quem é diabético
• Quem não tem uma alimentação saudável
• Pessoas da raça negra

Fonte: Ministério da Saúde

Ação pela saúde

No próximo dia 12 de junho, o CRF-SP realizará uma grande ação no Parque do Ibirapuera na capital e um dos serviços oferecidos aos que visitarem o parque será a aferição de pressão arterial pelos farmacêuticos. Junto com o serviço virá a orientação sobre formas de evitar a doença ou monitorá-la com eficiência. Aguarde mais informações neste portal.

Os farmacêuticos que desejarem participar desta ação como voluntários podem entrar em contato com o Núcleo de Estudos Estratégicos do CRF-SP pelo e-mail neest@crfsp.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .



Fonte de pesquisa:http://www.crfsp.org.br/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=2602:2604-dia-do-combate-a-hipertensao&catid=40:noticias&Itemid=87







__________________________________________________________________




Fonte da imagem acima: http://doutoresdecoracao.blogspot.com/2010/04/pressao-arterial-acima-de-12x8-fique.html

0 comentários:

Postar um comentário

PortugueseFrench English GermanSpainItalianDutchRussian JapaneseKoreanArabicChinese Simplified